Digital (de)Colonialism

Marta Saavedra

palavras-chave:
Filter Bubble /  Câmaras de Eco / dados de utilizador / Vigilância / Colonialismo Digital / Discriminação Algorítmica

Digital (de)Colonialism aborda as temáticas em torno da proteção de dados de utilizador, vigilância online e conceitos como ‘Echo Chamber’ e ‘Filter Bubble’. Este último termo foi exposto por Eli Pariser, e refere-se às bolhas de filtro em que os navegadores vivem digitalmente, presos num estado de isolacionismo intelectual resultante da personalização algorítmica de conteúdos. Digital (de)Colonialism introduz, em formato de jogo, um espaço digital que todos conhecemos: a Web 2.0 (nomenclatura que define a segunda geração do espaço online pelo qual actualmente navegamos, e que se distingue pela sua capacidade de personalização e forte presença e domínio de redes sociais); e pretende sensibilizar o utilizador para as consequências da discriminação e colonização nos espaços digitais.

O Jogo divide-se em 2 fases. A primeira tem como foco as acções do utilizador, que, para avançar no jogo, tem que ceder diversas informações aparentemente inofensivas. No fim da primeira fase o utilizador tem acesso ao skill book, que o ajudará a desvendar, passo a passo, a continuidade da 2ª fase jogo. Esta 2ª fase consiste num conjunto de desafios que fazem um paralelismo entre acontecimentos da vida real e da navegação online, com um extra de 3 jogadas bónus, onde o jogador terá acesso a mais informação detalhada e poderá recolher as armas de apoio a uma navegação segura. 

Pretende-se com este projeto alertar para a privacidade e segurança online em plataformas digitais, e quais as consequências das nossas ações, tanto individuais como colectivas, num contexto de controlo e influência em massa que se acomodou na era pós-internet.

+ link to project