Disinformation Distribution

abertura

A lie can travel halfway around the world while the truth is putting on its shoes*

 

Palavras-chave: Pós-verdade – Desinformação – Produção – Manipulação – Disseminação – Fake news

Na última década, termos como fake news e pós-verdade tornaram-se parte do nosso quotidiano, trazendo novo sentido à frase de Mark Twain* que dá o subtítulo deste projeto. Notícias produzidas por meios convencionais de comunicação como jornais tradicionais, institutos de pesquisa e faculdades dividem espaço com versões extraoficiais, teorias da conspiração e boatos. 

As fake news tiveram importante papel ao influenciar diversos acontecimentos políticos e sociais nos últimos anos: a vitória do Brexit com a saída do Reino Unido da União Europeia, ou as eleições de figuras políticas como Donald Trump e Jair Bolsonaro, são exemplos do impacto massivo das dinâmicas da desinformação. Esta mecânica se faz sentir no ressurgimento de temas como fascismo, xenofobia, homofobia, misoginia, mudanças climáticas e, mais recentemente, a pandemia Covid-19.

Nos últimos meses, a pandemia do novo corona vírus também se tornou alvo da desinformação com uma escala e impactos significativos. Redes sociais, como o Twitter, Facebook e Whatsapp, estão entre as principais plataformas para espalhar notícias falsas sobre o assunto, com interpretações distorcidas de dados, censura de informações, promessas fantasiosas de cura, entre outros. A falta de conhecimento sobre os processos de produção e divulgação destas notícias faz com que a sociedade fique mais vulnerável à manipulação.

O projeto Disinformation Distribution pretende explorar as fases de construção e disseminação de fake news, permitindo ao utilizador perceber de forma participativa o ciclo de criação e propagação de informações falsas relacionadas à pandemia Covid-19. Isto será feito pelo questionamentos das fontes de informação, seu alcance e suas consequências.

Ao evidenciar a relação efêmera entre a notícia e a verdade, o objetivo do jogo é conscientizar sobre a escala da desinformação, promovendo uma reflexão sobre os seus desdobramentos e as consequências possíveis deste processo.

Ver o projeto

 

gameover