Unsolicited Messages, An invasive experience.

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Palavras-chave: spam, scam, digital debris, chain-letters, undesired messages.

Partindo de uma análise aos fenómenos de spam e às suas características, Unsolicited Message — An invasive experience visa dar a conhecer quais são as características que o spam apresenta e como devemos ter cuidado com este tipo de esquemas. O spam é um fenómeno que pode ser definido como um conjunto de informações irrelevantes ou mensagens não solicitadas enviadas através da internet. Estas mensagens são normalmente enviadas para um número alargado de utilizadores, usando estratégias de publicidade, entre outras, com o objectivo de lhes roubar dinheiro, recolher as suas informações pessoais para usar posteriormente, ou até mesmo espalhar vírus nos seus dispositivos tecnológicos.

Unsolicited Message é uma plataforma que promove uma descoberta, através de uma navegação cíclica, de alguns dos vários tipos de spam existentes (blackmails, excessive content, bulk messages, malicious links, nigerian scams e clickbait). Dentro de cada tipo de spam, o utilizador depara-se com narrativas reais, usadas por spammers, e interage com elas de maneira a perceber que deve ser céptico acerca deste tipo de mensagens. Depois de interagir com as tipologias de spam, é dado ao utilizador noções do que cada tipo de spam pode ser, e os seus perigos.

O projeto Unsolicited Message baseia-se nos princípios de aglomeração, excesso de informação e persuasão adoptadas pelos spammers. Assim, este projetoincita o utilizador a ponderar as ações ao interagir com este tipo de mensagens não solicitadas, e que este reflita sobre quão fácil pode ser ficar envolvido nestes esquemas elaborados e, ao mesmo tempo, quão difícil é protegermo-nos disso.

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Nádia Alexandre