Spike

spike

Título: Spike
——
“Spike is a nickname used to describe a player whose enjoyment of the game is derived primarily from competition and winning. ”
——
Keywords
Transhumanism / Design / Archive / Optimization / Normalization
——
Sumário:
A nossa sociedade está a passar por um período transitório de evolução. Atualmente, os nossos smartphones são milhões de vezes mais poderosos e complexos que os computadores do sistema de navegação da Apollo 11. Portanto, o que é que nos impede de melhorarmos os nossos corpos? De ultrapassarmos os nossos antepassados? Possuímos, atualmente, tecnologias que podem ser usadas para promover uma melhoria das nossas capacidades inatas, no sentido de nos ajudar a evoluir para um ser humano do futuro, de nos ajudar a dar o próximo passo na nossa evolução.
Quanto tempo irá demorar até que a otimização se torne norma?
——
Direcção de Investigação:
O projeto tem como objetivo explorar a questão «Até que ponto não somos já transhumanos?». Assim, explorar o desenvolvimento da relação do ser humano com a tecnologia, e como isso comtribui para a evolução da especie, não só a nível corporal e cognitivo, mas também cultural e social. E com isto, vir a expor a normalização das culturas de otimização, a extenção em que uma determinada coisa passa a ser standardizada de forma a ser aceite.
Por fim, usando como base um projeto anterior (Evolutionary Leap®), pretende-se a construção de um léxico/arquivo com o propósito de compilar exemplos que sirvam para ilustrar várias perspetivas sobre a questão principal do projeto.
——
Metodologia:
→ Reunir imformação sobre culturas de otimização e exemplos de «transhumanidade» na nossa sociedade;
→ Criação de um sistema de catalogação;
→ Categorizar e organizar os conteúdos do arquivo;
→ Desenvolver um suporte para o arquivo que seja de acordo com o tema;
——
Antevisão de Resultados
→ Componente web;
→ Componente editorial;
Prevê-se que através da exposição dos conteúdos do arquivo venha a criar algum tipo de reflexão relativamente aos estigmas relacionados com as culturas de otmização. Será explorada também a possibilidade de alojar o léxico num suporte derivado do tema com o objetivo de prolongar a vida do arquivo, mas também como meio de proliferação dos seus conteúdos.
——
Identificação e Ambito
© 2020 SPIKE
Diogo Lourenço #10222
Mestrado em Design de Comunicação 2019/2020