Shaping Memories

SHAPING MEMORIES //////

///// FROM STRUCTURE TO PROCESS

(keywords)

archives, dataset, memory, identity, mediating, sharing

(sumário)

O arquivo é parte integrante da nossa identidade, como indivíduo ou como sociedade coletiva. É mediador ativo da memória. Nós o conectamos à memória(s). Ele nos molda, nos tranquiliza, nos define. Nesse sentido, o arquivo é mais do que um simples repositório ou espaço de armazenamento passivo, os conjuntos de dados são colecções de memórias, identidade(s) – memória cultural. A razão pela qual é importante sua preservação, caso contrário, nossa identidade pode ser fragmentada. Com a evolução cultural e tecnológica, vemos que nossas vidas estão se voltando cada vez mais para a dimensão digital, e o arquivo renasce nos nossos screens.

Shaping Memories procura (re)pensar o arquivo, reconhecer seu valor, reconfigurando seus recursos e arquitetura formal de maneira dinâmica e performativa.

(direcção de investigação)

(propósito principal) – Apresentar de forma dinâmica conteúdos com base em dados de um arquivo, respeitando e valorizando a sua estrutura, para a sua reconfiguração visual.

>>> POSTER ///

(objectivos secundários)

> Identificar elementos e características formais dos arquivos, reconhecendo a sua estrutura;

> Configurar um dataset tendo como base os arquivos;

> Reconhecer a importância dos arquivos enquanto mediadores de memória, a sua potencial perda, e, consequentemente, numa identidade fragmentada – uma perda colectiva.

(metodologia)

> Seleccionar um arquivo e conteúdos para base de estudo e exploração projectual;

> Explorar a sua estrutura e arquitectura de informação para a reconfiguração visual (visualização de dados, formas de acesso a conteúdos, indexação, categorização)

(antevisão de resultados)

Com esta reconfiguração dinâmica e uma nova apresentação de conteúdos derivados de arquivos pretende-se despertar o interesse para esta temática – arquivos e formas de arquivo -, explorando diferentes modos de visualização dos seus conteúdos. Este projecto pretende ser exposta em formas de colecções dinâmicas

(identificação)

ISABEL CUNHA >>>>>> PROJECTO II >>>>>> MESTRADO DESIGN DE COMUNICAÇÃO /////////// FACULDADE DE BELAS-ARTES UNIVERSIDADE DE LISBOA #2020