“System of interconnecting documents.”

Demonstração sistemática de ligações entre Comunicação, Tecnologia, Computer System Design, Informação, Web e New Media. Temas essenciais na evolução da era digital, em que tudo está interligado.

O modo convencional de transmitir informação ou exprimir uma opinião, era baseado em diálogo, discurso ou performance [1], fundamentada com interação entre o emissor e o recetor da informação, num processo de Comunicação. Com a evolução da Tecnologia, o computador passa a mediar a comunicação e permite a exploração de novas realidades e utilidades. Tais como, a capacidade da máquina de simular o comportamento humano, após aprender o seu funcionamento [2] e a capacidade de prever comportamentos estudados de um ser vivo, num ambiente controlado [3;4] – abertura para a Inteligência Artificial. E a defesa de uma visão humanista da exploração de sistemas de programação e da utilização da Tecnologia, como o exemplo, “The Dynabook” [5] , um computador pessoal com o propósito de ser programado para se adequar aos requisitos de cada indivíduo. Uma demonstração de Computer System Design [5]. Devido à complexidade de informação, houve necessidade de novas estruturas de organização – Hypertext [7], baseado em interligações – “System of interconnecting documents” [7]. O aparecimento da Web como estrutura de informação e comunicação, facilitou a partilha de informação, em grande escala – New Media.

[1] – Allan Kaprow,““Happenings“ in the New York Scene.“
[2] – Allan Turing,“Computing Machinery and Intelligence.“
[3] – Ted Nelson, the Architecture Machine Group, and Les Levine, “From Software—Information Technology. Its New Meaning for Art Exhibition at the Jewish Museum, 1970. Documentation of projects.“
[4] – “SOFTWARE, an exihibition sponsered by American Motors Corporation; The Jewish Museum Setptember 16 through November 8, 1970; The Smithsonion Institution December 16 trought February14, 1971.“
[5] – Alan Kay and Adele Goldberg, “Personal Dynamic Media.“
[6] – J. David Bolter, “Seeing and Writing.“
[7] – Ted Nelson, “From Literary Machines; Proposal for a Universal Electronic; Publishing System and Archive.“